I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENERGIA E METEOROLOGIA
Diante dos desafios globais de mudanças climáticas e transição energética, o Simpósio Internacional de Energia e Meteorologia (SIEME) em 2025 será um espaço essencial para o intercâmbio de avanços científicos e estratégicos no setor. Reunindo especialistas e líderes das Américas e demais continentes, o evento abordará o papel da resiliência e inovação em fontes renováveis como alicerces para a segurança energética em meio ao aumento de eventos climáticos extremos.
Em resposta à crescente relevância do tema e ao sucesso das duas edições anteriores, realizadas em formato de workshop, este evento amplia seu escopo para um formato de simpósio a nível internacional. Com uma programação que inclui minicursos, palestras, mesas redondas e sessões de poster, o simpósio explorará temas importantes como IA e sua aplicação em energias renováveis, impactos de eventos extremos no setor energético, desafios e inovações da transição energética, energia e sustentabilidade e políticas públicas, entre outros.
O simpósio busca estabelecer redes de cooperação científica e incentivar o desenvolvimento de políticas e tecnologias que assegurem uma transição energética sustentável e adaptada às realidades climáticas. A escolha de Maceió, com sua posição costeira estratégica, permitirá explorar inovações aplicáveis a regiões particularmente suscetíveis a mudanças ambientais.
MENSAGEM DA COMISSÃO ORGANIZADORA
O Simpósio Internacional de Energia e Meteorologia (SIEME) será o principal evento científico e tecnológico focado em transição e resiliência energética de 2025. Esta primeira edição do SIEME, a ser realizada em Maceió, Alagoas, de 20 a 22 de agosto de 2025, reunirá especialistas, pesquisadores, formuladores de políticas públicas e profissionais do setor para explorar soluções sustentáveis e inovadoras em energia. O evento visa fomentar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre a comunidade acadêmica, decisores e financiadores, fortalecendo a colaboração para enfrentar os desafios climáticos e avançar a transição energética.
O SIEME 2025 é organizado a nível Internacional para cobrir tópicos mais urgentes, como integração de tecnologias renováveis, adaptação de infraestrutura energética e desenvolvimento de estratégias políticas para aumentar a resiliência climática. O simpósio promete estabelecer um marco na discussão de práticas energéticas resilientes e sustentáveis.
Um dos principais objetivos do SIEME 2025 será a elaboração de um relatório oficial, com recomendações que serão enviadas à COP30 no Brasil, contribuindo para a formulação de políticas globais de energia e clima.
Assim, em nome do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas e demais instituições parceiras, venho convidar a todos para participarem da primeira edição do SIEME.
COMISSÃO ORGANIZADORA
COMITÊS DE ORGANIZAÇÃO
Comitê Organizador
Maria Cristina Lemos da Silva (Coordenadora Geral) – ICAT/UFAL
Helber Barros Gomes (Vice-Coordenador Geral) – UFAL
Samira de Azevedo Santos Emiliavaca – ISI-ER
Amanda Santana Peiter – CECA/UFAL
Fabiana Rita do Couto Santos Pereira – Instituto Ayni
Fernando Ramos Martins – UNIFESP
Dirceu Luís Herdies – INPE
Heliofábio Barros Gomes – ICAT/UFAL
Marisol Osman – CIMA/UBA-CONICET
Comitê Científico
Maria Cristina Lemos da Silva (Coordenadora Geral) – ICAT/UFAL
Helber Barros Gomes (Vice-Coordenador Geral) – UFAL
Enio Bueno Pereira – INPE
Igor Cavalcante Torres – CECA/UFAL
Malaquias Peña (University of Connecticut)
Marcio André Araújo Cavalcante – CECA/UFAL
Mario Francisco Leal de Quadro – IFSC
Tércio Ambrizzi – IEE/USP
Ismael Guidson Farias de Freitas – ICAT/UFAL
Hamid Bastani – WMO
Alan James P. Calheiros – COPDT/INPE
PÚBLICO
- Estimativa de 500 participantes
Pesquisadores
- Estudantes dos diversos níveis de formação (Ensino Técnico, Graduação e de Pós-Graduação) da área de meteorologia e afins
- Empresas de diversos setores produtivos compromissadas com responsabilidade e desenvolvimento ambiental
- Empresas de instrumentação meteorológica e de ferramentas computacionais aplicados no setor meteorológico, energias e ambiental
Representantes de instituições de fomento interessadas em estimular a atividade meteorológica e de energias
Representantes do governo federal dos ministérios de Meio Ambiente, Agricultura, Ciência Tecnologia e Inovações, Defesa Civil, Tecnologia e Turismo; Cidades, Integração e Desenvolvimento Regional.